Ensino infantil, Atividades Pedagógicas

O uso do computador da educação, ajudado pelos avanços da tecnologia, pode contribuir, de forma significativa, para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. A informática é algo primordial na vida de uma criança, pois através dela a criança pode começar a construção de conhecimentos.

Contribui para dar visibilidade à escuta e à documentação dos processos de aprendizagem. O ateliê é local de pesquisa e formação expressiva, pois dialoga com a cultura contemporânea e com a realidade externa.

O contato com o inglês desde a Educação Infantil propicia uma aprendizagem mais efetiva do idioma, bem como o desenvolvimento de um relacionamento natural com seu vocabulário e estruturas, de modo que não desapareçam com o tempo. Além disso, a criança que aprende outros idiomas encontra-se mais aberta a novos horizontes e ao conhecimento de novas culturas.

Na Educação Infantil, o trabalho com noções matemáticas deve atender, por um lado, às necessidades da própria criança de construir conhecimentos que incidam nos mais variados domínios do pensamento e, por outro, precisa corresponder a uma necessidade social de melhor instrumentalizá-la para viver, participar e compreender um mundo que exige diferentes conhecimentos e habilidades.

Para aprender a ler e a escrever, a criança precisa construir um conhecimento de natureza conceitual: precisa compreender não só o que a escrita representa, mas também de que forma ela representa graficamente a Linguajem. Isso significa que a alfabetização não é o desenvolvimento de capacidades relacionadas à percepção, memorização e treino de um conjunto de habilidades sensório-motoras. É, antes, um processo no qual as crianças precisam resolver problemas de natureza lógica até chegarem a compreender de que forma a escrita alfabética em português representa a linguagem, e assim poderem escrever e ler por si mesmas.

Neste contexto, a observação e exploração do meio constituem-se duas das principais possibilidades de aprendizagem das crianças, pois proporciona experiências concretas indispensáveis, tanto ao desenvolvimento intelectual quanto ao afetivo. É dessa forma que poderão gradualmente construir as primeiras as noções de respeito as pessoas do seu grupo social e das relações humanas. É importante que cada um compreenda e assuma a responsabilidade com o lugar em que vive, em todas as dimensões.


Diferenciais

Nutrição

O Projeto Nutricional é apontado pelas famílias como um dos maiores sucessos do colégio e do berçário.

>p>Com objetivos educativos voltados para a educação de hábitos alimentares saudáveis, o projeto é desenvolvido pela equipe de nutrição, juntamente com os professores de sala.

Como parte do projeto Nutricional, os alunos a partir de 2 anos, experimentam o contato com a terra, plantando e cuidando de uma horta com legumes e verduras variadas que futuramente irão à mesa, tendo um significado especial que facilita a experimentação desses alimentos.

A partir dos 3 anos, é oferecido aos alunos o sistema self servisse com o objetivos trabalhar a etiqueta à mesa, autonomia para fazer escolhas saudáveis e incentivo para experimentação e descobertas de novos sabores. Todas as refeições são acompanhadas e registradas.

Segurança

A portaria conta com o serviço de profissionais, munidos com sistema de áudio HT, onde acontece a comunicação entre portaria, secretaria e responsáveis pela recepção e entrega de crianças.

Na unidade do Colégio Renascendo, onde o fluxo de entrada e saída de pessoas é muito maior, a permissão de entrada se faz através de um gerenciador biométrico. Só consegue ter acesso às dependências da escola, quem estiver cadastrado.

Na unidade do Berçário, possui um sistema de câmeras em todos os ambientes, integradas a um DVR que grava as imagens e também as envia em ambiente remoto (nuvem), garantindo a segurança e informação caso haja necessidade de confirmação de alguma ocorrência.

As imagens são de acesso restrito aos profissionais do Colégio, que acompanham a segurança, monitoram as atividades e também a circulação de pessoas (funcionários e visitantes).

Língua Inglesa

O Inglês no Colégio Renascendo é ministrado a partir de um ano e meio. Ainda no berçário, as crianças já têm acesso à língua, através de um diálogo simples como cumprimentos, contagem e trabalho com as cores primárias.

A partir de dois anos, o Inglês faz parte da grade curricular e é trabalhado todos os dias com carga horária crescente ao longo das séries.

As experiências com a segunda língua são planejadas pelos professores titulares e especialistas, no contexto do projeto pedagógico desenvolvido em cada grupo. As atividades são propostas de forma que contemplem os eixos de estudo e os alunos aprenderam de forma prazerosa, por meio de brincadeiras, músicas e histórias.

Estímulo Criativo

São apresentadas e aplicadas técnicas que ampliam a capacidade criativa, exercitando a identificação de diferentes soluções para problemas e execução de tarefas cotidianas de maneiras diferentes.

Assim como uma árvore frutífera, a criatividade, se não regada, para de florescer e de dar bons frutos, regar as ideias significa dar estímulos.

Estamos falando de um exercício contínuo, que é incitar a mente a se expandir incessantemente.

Comer alimentos que contribuam para o bom funcionamento do cérebro (ovos, peixes, frutas cítricas e vermelhas, verduras) são alimentos que contribuem para que os neurônios respondam bem, assim a criança pode desenvolver melhor sua criatividade.

Traga seu filho para o Colégio Renascendo!
Matricule seu filho